Este site utiliza cookies de modo a garantir a melhor experiência no nosso site Mais informação

noticias

 

Portugal é um dos destinos mais populares para viver ou ficar em uma base regular. Pode haver várias razões atraentes para embarcar nesta aventura. O clima agradável está no topo da lista de desejos. No entanto, Portugal é um país alongado, o que significa que as diferenças entre eles podem ser muito diferentes.

 

Diferença entre Norte, Centro e Sul de Portugal

 

O Norte Verde

O Norte de Portugal tem geralmente temperaturas mais amenas e mais precipitação do que outras partes do país, especialmente no inverno. Como resultado, a natureza permanece mais exuberante e verde do que no centro e no sul. Na estação chuvosa relativamente curta, os portugueses dizem "quando chove, chove bem" ou "se chove, chove bem". As casas em todo o Portugal são geralmente construídas contra o calor. Isto significa que as janelas são relativamente pequenas e as casas mais antigas não têm aquecimento central. As pessoas aquecem-se junto à lareira, que está presente nas casas mais tradicionais.

Na primavera, o norte de Portugal ganha vida com dias quentes e noites agradavelmente frescas. As temperaturas oscilam entre 20°C e 28°C, tornando-se um destino ideal para aqueles que procuram escapar do calor do sul.

 

O meio mais suave

Na fronteira entre o norte e o centro de Portugal encontra-se a zona montanhosa 'Serra de Estrela'. Devido à maior altitude, pode nevar por um curto período de tempo nos picos mais altos das montanhas. Há até algumas pistas de esqui.  Nas altitudes mais baixas, a temperatura raramente cai abaixo de 0 graus e ainda há um clima de inverno ameno durante este período.

Nos meses de inverno, a precipitação é ligeiramente mais frequente, mas a precipitação é geralmente moderada e menos abundante do que no norte. O verão tem temperaturas agradáveis, especialmente nas áreas costeiras. Em direção à fronteira espanhola, pode ficar muito quente durante o dia. No entanto, a humidade é baixa, pelo que um dia com a mesma temperatura que no Norte da Europa parece menos quente.

 

O sul ensolarado

 

Esta é a área que estamos mais ansiosos e onde podemos ajudá-lo a encontrar uma casa.

O sul de Portugal tem mais horas de sol por ano. No outono e inverno, pode ser úmido à noite. Na primavera, as temperaturas de verão às vezes podem ser medidas, às vezes alternando com uma semana em que ainda pode chover muito e a temperatura cai novamente. Na verdade, é sempre primavera no extremo sul de Portugal, exceto quando é verão.

Os meses de verão trazem dias quentes que são perfeitos para apanhar banhos de sol numa das belas praias do Algarve. Julho e agosto tendem a ser os meses mais quentes, com uma temperatura média de 28°C durante o dia e mínimas de cerca de 20°C à noite. Por favor, note que as temperaturas são medidas à sombra, por isso pode ser muito mais quente em pleno sol.

 

O arrefecimento da costa oeste

 

Na costa oeste, as temperaturas são frequentemente ligeiramente mais baixas do que no resto do Algarve e Alentejo. Isto deve-se à influência do Oceano Atlântico. Um vento moderado, às vezes a forte, muitas vezes sopra aqui. Nos dias mais quentes, muitas vezes são feitas viagens para esta área para se refrescar.

No interior do Alentejo, por outro lado, as temperaturas diurnas costumam subir significativamente e uma piscina refrescante nas proximidades não é um luxo desnecessário. As noites, por outro lado, são um pouco mais frescas do que no Algarve.

Normalmente, o outono cai algures em novembro. Os dias estão ficando mais frios, com uma temperatura média de 21 graus durante o dia e temperaturas decrescentes à noite. A temperatura média no Alentejo é alguns graus mais baixa. De qualquer forma, esta época do ano traz clima mais ameno.

Portugal como um todo tem um belo clima mediterrânico e oferece algo para todos. Não é à toa que é chamada de "a Califórnia da Europa" e cada vez mais americanos estão encontrando seu caminho em nosso escritório.