Este site utiliza cookies de modo a garantir a melhor experiência no nosso site Mais informação

compra

Como obter uma hipoteca em Portugal?

Quando se compra uma casa em Portugal, é importante saber exatamente como se vai financiar a compra. Vai usar fundos próprios, precisa de vender uma propriedade primeiro ou quer uma hipoteca para comprar a sua propriedade em Portugal? Uma vez decidido que quer comprar com uma hipoteca em Portugal, surgem todo o tipo de questões:

 

Qual é a percentagem máxima possível de hipoteca que os bancos portugueses concedem?

 

A percentagem da propriedade que é ou pode ser hipotecada é conhecida como a taxa Loan-to-Value (LTV), em outras palavras,"empréstimo de acordo com o valor". Cada banco pode ter um máximo diferente desta taxa, mas, em geral, o máximo é de 60-70% para não residentes e de 80%-90% para residentes em Portugal. É claro que depende do seu perfil financeiro se a percentagem máxima lhe será concedida.

O valor de 60% - 90% é calculado sobre o preço de avaliação do imóvel ou o preço de compra, consoante o que for mais baixo.

Para os compradores de primeira viagem com menos de 35 anos, entraram em vigor novos regulamentos em 2024; o governo quer ajudar os jovens a comprar uma propriedade em Portugal e, por isso, oferece a opção de um financiamento de 100% e um desconto no imposto sobre a compra de imóveis e no imposto de selo. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia o artigo "Como aproveitar as regras de desconto para compradores de primeira viagem com menos de 35 anos em Portugal?".

 

Qual o montante da hipoteca que posso obter?

 

Em termos do que pode pedir emprestado, os bancos consideram o seu nível de esforço financeiro com rácio de dívida/rendimento.

Exigirão que cerca de um terço do seu rendimento mensal líquido cubra as suas dívidas existentes, incluindo qualquer renda que possa pagar mais a nova hipoteca. Além disso, os bancos verificam o seu rendimento em função da sua composição familiar; a dimensão do agregado familiar e o número de candidatos (ou seja, candidatura única ou conjunta) são factores relevantes para a aprovação de um empréstimo em Portugal.

 

Quais serão os meus custos mensais com um empréstimo hipotecário em Portugal?

 

Ao contrair um empréstimo hipotecário em Portugal, todos os meses pagará uma prestação + juros. Para ter uma ideia de quais serão os custos mensais para o imóvel e valor de hipoteca que tem em mente, utilize a calculadora de hipoteca para hipoteca em Portugal.

 

Que outras despesas tenho de pagar?

 

As taxas e impostos relacionados com a compra do imóvel e a constituição da hipoteca são geralmente de 7-12% do preço do imóvel, dependendo da região de Portugal, do tipo de imóvel e do preço de compra do imóvel.

 

O meu pedido de hipoteca será aprovado?

 

É aconselhável obter a aprovação de uma hipoteca antes de iniciar o processo de compra. É possível solicitar uma pré-aprovação; isto significa que o banco ou o consultor hipotecário já avaliará a sua situação financeira e poderá obter uma aprovação com base na sua situação financeira. A única coisa que depois tem de acontecer para obter a aprovação da hipoteca é o banco avaliar os documentos da propriedade e efetuar uma avaliação da propriedade.

Se obtiver esta pré-aprovação antecipadamente, saberá exatamente em que intervalo de preços pode procurar imóveis e terá uma melhor posição no caso de querer negociar o preço do imóvel que pretende comprar, uma vez que pode mostrar ao vendedor que está a falar a sério e pode avançar assim que o banco tiver avaliado os documentos do imóvel e efectuado a avaliação.

 

Posso escolher entre uma taxa de juros fixa ou variável?

 

Os bancos portugueses oferecem um crédito hipotecário com base na taxa de base europeia, a Euribor, à qual acrescentam o seu spread bancário. A percentagem adicionada à Euribor depende de vários factores, principalmente do valor máximo dado, do seu nível de esforço de rendimento/dívida e do prazo da hipoteca. As prestações mensais de um crédito hipotecário de taxa variável aumentam ou diminuem em função da evolução da Euribor. As hipotecas de taxa fixa têm o mesmo pagamento mensal durante o prazo fixo acordado. Estas hipotecas têm normalmente um spread mais elevado, dependendo dos factores de mercado e da duração da hipoteca, mas as taxas fixas dão a certeza de que os seus custos mensais não se alteram. Também estão disponíveis taxas mistas, em que o cliente paga uma taxa fixa durante, por exemplo, 5 anos e, posteriormente, uma taxa variável. São possíveis prazos até 30 ou, nalguns casos, até 40 anos.

 

Os bancos portugueses oferecem uma hipoteca "Buy-to-Let" (comprar para arrendar) ou uma hipoteca "Interest Only" (apenas juros)?

 

Atualmente, os bancos portugueses ainda não oferecem o tipo de hipoteca "Interest Only" ou "Buy-to-Let", que são comuns no Reino Unido e noutros países. Se planeia arrendar a sua nova propriedade portuguesa, o potencial rendimento do arrendamento não será considerado no cálculo do seu esforço/valor de empréstimo a ser dado.

 

Como pedir um empréstimo hipotecário?

 

Embora seja possível entrar numa sucursal de um banco português e pedir um empréstimo hipotecário, é provável que obtenha um melhor negócio se fizer o pedido através de um corretor licenciado. Os corretores têm geralmente acesso a melhores ofertas e podem comparar as ofertas de vários bancos para encontrar a hipoteca mais adequada ao seu perfil financeiro. O corretor de hipotecas também pode ajudar a apresentar os documentos financeiros necessários e está autorizado a mantê-lo atualizado durante todo o processo de compra.

 

Qual o corretor de crédito a utilizar?

 

A Divine Home pode pô-lo em contacto com um corretor de crédito hipotecário individual que fale a sua língua. Os nossos corretores de hipotecas recomendados têm uma vasta experiência num mercado onde os contactos são tudo e o serviço de excelência é fundamental.
Se quiser receber uma recomendação de um corretor de hipotecas, pode enviar o seu pedido através do formulário de contacto no nosso site e nós forneceremos os detalhes de contacto.