Ao comprar um imóvel em Portugal, vai ter que pagar impostos e outras despesas para concluir a compra.
Abaixo uma visão geral sobre esses custos na aquisição:
- IMT - "Imposto Municipal sobre Transmissões" = imposto de transferência de Propriedade Municipal
IMT é pago sobre a transferência de bens dos imóveis localizados em Portugal, como a compra de uma propriedade. IMT é pago no departamento de impostos das Finanças, antes da transferência da propriedade. O comprador ou o advogado (quando tendo a procuração para comprar) é responsável pelo pagamento corretamente do IMT antes da ação final. As taxas IMT variam com a natureza e o valor da propriedade; o seu advogado pode fornecer uma discriminação específica para pagar o IMT sobre a propriedade da sua escolha.
Este imposto não é aplicável para uma offshore de uma Propriedade.
- Imposto de Selo
O "Imposto de Selo" (imposto de selo) é de 0,8% do preço da compra. Ao comprar uma hipoteca outro 0,6% vai ter que ser pago sobre o valor da hipoteca.
- Taxa do advogado
A maioria dos advogados cobram entre 1% e 1,5% (+ IVA) sobre o preço da compra. Eles vão realizar todas as pesquisas necessárias e preparar a documentação necessária para ambos o contrato-promessa de compra e venda como a ação Final.
- Taxas notariais e de registo
Estes t de ser pagos pelo comprador depois de assinar o ato final da venda, os custos são em torno de
€ 1250. Quando comprar com uma hipoteca ou solicitar serviços extras do notário estes custos vão subir.
- Taxa da Agência
O vendedor paga á Agência envolvida.
Os custos totais associados com a compra de uma propriedade são de 6% até 10%, dependendo do valor do preço de compra:
- 1% a 1,5% de advogados
- valor de notariado, registo e carimbo de 1% a 3%.
- 0% a 8% (IMT) - imposto de aquisição da propriedade.
Custos anuais:
Se possuir a propriedade em Portugal terá um valor fiscal para pagar a cada ano.
- IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis = Conselho imposto sobre propriedades
Este imposto é pago á "Camara Municipal" (Camara Municipal) da área onde está localizada a propriedade e a taxa é calculada com base numa percentagem do valor fiscal da propriedade. Esse valor pode não coincidir com o valor de mercado atual como este registo no passado foi atualizado apenas quando a escritura pública teve lugar mas atualmente em Portugal é re-avaliado o valor fiscal das propriedades para que esse valor seja de acordo com o valor real de mercado.
Por favor, nota: esta informação é apenas um auxílio e conhecimento básico necessário para a aquisição de uma Propriedade e não nos responsabilizamos por qualquer erro ou falta de informação. Recomendamos sempre a ajuda de um representante Fiscal ou de um Advogado em todos os momentos, antes de qualquer compra, uma vez que as leis estão mudando constantemente.