Este site utiliza cookies de modo a garantir a melhor experiência no nosso site Mais informação

noticias

Dicas de inverno para uma vida agradável no Algarve ou no Alentejo

A vida no sul da Europa é tentadora para muitos, principalmente os que residem nos países nórdicos, que optam por fugir dos infinitos invernos frios e húmidos. As temperaturas amenas durante o inverno e quentes durante o verão são uma verdadeira tentação par aqueleS que sonham com uma vida mais leve e em contacto com a natureza. Neste blog irá encontrar algumas dicas para desfrutar de um inverno mais gracioso.

 

O clima ameno

 

O Algarve e o Alentejo acolhem o inverno com temperaturas amenas e agradáveis. Durante o dia, a temperatura oscila entre os 15 e os 22º C.

Ocasionalmente, as regiões são brindadas por curtos períodos de chuva ou até mesmo temperaturas mais desagradáveis, principalmente quando o sol se esconde ao final do dia. No interior, a temperatura pode até cair abaixo de zero à noite. Nestes dias, é importante usar roupas bem quentes e em camadas. Durante as horas em que a temperatura é mais alta, uma boa camisola de lã e um casaco são o suficinete. 

A tendência em casa é para que a temperatura desça também, por isso, tenha à mão um aquecedor e um desumidificador. Será o quanto basta para tornar o espaço mais agradável.

 

Atividades ao ar livre

 

Os meses de inverno são ótimos para atividades ao ar livre. As temperaturas amenas permitem que se mantenha ativo sem que o seu corpo aqueça em demasia, como acontece nos dias tórridos de verão. Aventure-se nas longas caminhadas ou passeios de bicicleta por entre os trilhos da natureza, sejam eles junto à linha costeira ou pela serra a dentro.

Se for adepto de desportos como o ténis, padel ou golfe, esteja certo de que terá muita atividade durante estes meses.

 

Explore as diferentes cidades costeiras

 

Explore as vibrantes cidades de Lagos, Faro e Albufeira. Mesmo que algumas atividades de praia não sejam ideais no inverno, você pode desfrutar plenamente das vistas panorâmicas e da atmosfera pacífica, pois há muito menos turistas presentes. Cidades do interior algarvio e alentejano, como São Brás de Aportel, Beja ou Évora, também merecem destaque e uma visita pela sua hospitaleira receção. Há muita atividade nas cidades e vilas localizadas no interior das regiões durante todo o ano, em contraste com os lugares ao longo da costa, onde muitos hóspedes de verão deixaram seus hotéis e casas de férias no inverno.

 

Visite os mercados locais

 

Explore mercados cobertos como o Mercado de Loulé ou o de Olhão, onde pode comprará adquirir produtos frescos. Aqui poderá vivenciar um pouco melhor a vida quotidiana dos residentes. Uma vez que os mercados são cobertos, estará protegido do sol escaldante do verão ou da chuva e do vento frio do inverno. Quase todas as cidades, vilas e aldeias têm um mercado deste tipo.

 

Experiências Culturais

 

O Algarve e o Alentejo têm uma história e cultura estremamente ricas. No inverno, os locais históricos são menos lotados, dando-lhe a oportunidade de explorá-los com mais tempo. 

Mesmo no inverno, festivais culturais, mercados ou festivais de música podem ocorrer na região.  No www.viralagenda.com poderá consultar a programação cultural por região. Também poderá encontrar anúncios de vários festivais e tertúlias na tua área em Eventos do Facebook.

 

A gastronomia local

 

O inverno é a estação perfeita para descobrir a culinária local. Por favor, note que alguns restaurantes estão encerrados no inverno, principalmente nas cidades junto à costa. É aconselhável verificar a sua ida com antecedência, principalmente se está a alguns quilómetros de distância. Tenha atenção à informação online pois nem sempre a informação disponibilizada se encontra atualizada. O melhor mesmo é telefonar diretamente para o estabelecimento. 

Em Portugal, a carne ou o peixe costumam estar na ementa, mas também tem havido cada vez mais opções para vegetarianos nos últimos anos.

 

Prova de vinhos

Visite as explorações vinícolas locais e saborei uma degustação de vinhos. O Algarve tem uma reputação crescente pela sua produção de vinho.

O Alentejo tem uma produção de vinho ainda maior com aromas muito refinados e característicos. Espreite https://www.vinhosdoalentejo.pt  para ter uma visão geral de todos os produtores de vinho do Alentejo e dos eventos que organizam.

 

Freguesias

 

Nos últimos anos, muitos estrangeiros instalaram-se no sul de Portugal. Para além do facto de muitos novos contactos serem feitos com portugueses, os novos compatriotas também procuram pessoas que falem a sua língua mãe através de associações criadas nas redes sociais. Organizam atividades divertidas durante todo o ano, onde exploram diferentes locais, fazem novas amizades e falam a sua língua materna.